CÓMO NO HABLAR DE DIOS. ALCANCES DE UNA LECTURA MATERIALISTA DE LAS CONCEPCIONES HOBBESIANAS DE LO DIVINO

Cadernos Espinosanos n. 37 (2017) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Cecília Abdo Ferez

Resumo:

O texto pretende pesquisar diferentes concepções de Deus, na obra de Thomas Hobbes. Em particular, propõe-se pensar, desde uma leitura materialista, o entrecruzamento entre a corporeidade e a nomeação de uma política cristã, cujo cumprimento só seria possível num reino futuro na terra, o "reino de Deus" para vir (numa obra cujo clímax será, talvez, a alegada corporeidade de Deus). Essa escatologia hobbesiana define uma determinada posição cética contra a teologia, que, dado o Deus incognoscível, é vinculada a uma função específica da linguagem, o papel da honra, e a essas palavras e proposições que -para cada sujeito, em primeiro lugar, e numa sociedade dada, mais tarde- são inerentes a ela.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2017.136704

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/136704

Palavras-Chave: Deus, Materialismo, Corpos,Teologia, Escatolo

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.