MARILENA CHAUI E A REFLEXÃO SOBRE A UNIVERSIDADE

Cadernos Espinosanos n. 37 (2017) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Martha Costa

Resumo:

O texto apresenta uma visão geral do caminho percorrido por Marilena Chaui em sua reflexão sobre a universidade, que se efetua desde os anos 1970 e culmina na compreensão da gênese e do funcionamento específico da forma contemporânea da universidade: a universidade operacional, reduzida à condição de organização prestadora de serviços, administrada segundo a lógica da empresa capitalista moderna, atravessada pela heteronomia e distanciada de sua vocação política democrática. Os artigos de Chaui dedicados à universidade configuram um rico espaço de inteligibilidade no qual se entrecruzam a sua interpretação sobre as estruturas históricas e culturais da sociedade brasileira, sua concepção da democracia, sua análise acerca dos efeitos que o neoliberalismo impõe sobre a produção e a destinação dos saberes, o lugar e o sentido da universidade. A crítica de Chaui à universidade refaz uma memória institucional necessária ao enfrentamento de sua forma atual: busca vincular o exercício de entendimento à recusa do instituído, convocando, assim, o desejo de transformação.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2017.137715

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/137715

Palavras-Chave: Marilena Chaui, universidade,conhecimento,org

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.