VICO E ESPINOSA: SOBRE AS VICISSITUDES DAS LÍNGUAS

Cadernos Espinosanos n. 39 (2018) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Fran de Oliveira Alavina

Resumo:

Não obstante as críticas de Giambattista Vico ao pensamento de Espinosa, é possível estabelecer uma relação de proximidade entre os dois. Se as críticas distanciam, o interesse histórico-filológico aproxima. Com efeito, para o estabelecimento de certa convergência entre os propósitos filosóficos dos dois autores, elencam-se os seguintes pressupostos: i) tanto na Ciência Nova, quanto no Tratado Teológico-Político, a filologia não é apenas conhecimento textual das línguas, porém via de acesso à história de um povo, pois guarda as mutações temporais da vida civil e a memória do mundo de sentido no qual se gesta; ii) a língua não é uma criação do rigor do entendimento, isto é, não é criação dos filósofos, mas da imaginação, portanto do vulgo. Desse modo, toda via de acesso ao conhecimento do passado passa inevitavelmente pela potência da imaginação-fantasia: questão que interpela Espinosa na história dos hebreus e Vico na natureza comum das nações.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2018.151538

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/151538

Palavras-Chave: Filologia,História,Filosofia,Linguagem,Imagin

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.