Friedrich Nietzsche & Alberto Caeiro: paganismo e linguagem

Número 36, n.1 (2015) • Cadernos Nietzsche

Autor: CLÁUDIA FRANCO SOUZA

Resumo:

 Neste artigo pretendemos aproximar reflexões sobre a linguagem apresentadas pelo filósofo Friedrich Nietzsche em seu texto Sobre verdade e mentira no sentido extramoral, e a filosofia pagã do heterônimo de Fernando Pessoa, Alberto Caeiro. Utilizaremos no corpus desta aná- lise o texto de Nietzsche já citado, a obra O Guardador de Rebanhos de autoria de Caeiro, e alguns textos em prosa de Fernando Pessoa, António Mora, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. O artigo está dividido em três partes: na primeira, mostraremos as leituras que Pessoa realizou sobre a obra de Nietzsche, no segundo momento mostraremos a dinâmica de linguagem que envolve a filosofia pagã de Alberto Caeiro e suas possíveis relações com a crítica realizada pelo jovem Nietzsche sobre a linguagem e no terceiro momento a relação entre o paganismo de Nietzsche e do mestre Caeiro à luz dos escritos de António Mora, Fernando Pessoa e Ricardo Reis.

ISSN: 2316-8242

Texto Completo: http://gen.fflch.usp.br/sites/gen.fflch.usp.br/files/u41/23%20Cludia_Franco_Souza.pdf

Palavras-Chave: Nietzsche,linguagem,Alberto Caeiro,Fernando P

Cadernos Nietzsche

Os "Cadernos Nietzsche" visam a constituir um forum de debates em torno das múltiplas questões colocadas acerca e a partir da reflexão nietzschiana.

Nos cem anos que nos separam do momento em que o filósofo interrompeu a produção intelectual, as mais variadas imagens colaram-se à sua figura, as leituras mais diversas juntaram-se ao seu legado. Conhecido sobretudo por filosofar a golpes de martelo, desafiar normas e destruir ídolos, Nietzsche, um dos pensadores mais controvertidos de nosso tempo, deixou uma obra polêmica que continua no centro da discussão filosófica. Daí, a oportunidade destes cadernos."