Cadernos Walter Benjamin

Caderno Walter Benjamin representa uma iniciativa do Grupo de Estudos Walter Benjamin (GEWEBE) atuando junto à Universidade Estadual do Ceará (Uece), nas diversas áreas do conhecimento em que a filosofia benjaminiana se tornou necessária.

Visa nesse sentido difundir ensaios de especialistas brasileiros e estrangeiros, constituindo um espaço para reflexão acerca desse filósofo judeu alemão, dedicado à análise das formas de existência nas “metamorfoses da consciência burguesa” e a resistir, com a experiência, às arestas da civilização.

O pensamento de Benjamin alia materialismo histórico e teologia; questiona a sacralidade com a iluminação profana; perscruta no inconsciente surrealista os veios de uma nova geração política e vislumbra no messianismo a revolução do “agora” (Jetztzeit). A reflexão benjaminiana libera o pensamento do “preceito doutrinário imperativo” para a disposição estética de educar com a imersão  no pormenor significativo no mosaico de sua prima Philosophie.

Aberta ao confronto de interpretações, essa publicação dá boas-vindas ao público leitor e autor, empenhando-se em seguir, com seriedade, os passos da crítica benjaminiana a um universo regido pela generalização conceitual. Nela a Dialektik im Stillstand abre uma clareira para o respeito às diferenças, na lealdade à criatura que existe na singularidade de cada um, compromisso que deverá nortear as edições desse Caderno.

 

DAS COLABORAÇÕES:

Artigos
Os artigos publicados são originais, com caráter acadêmico e científico, tendo o objetivo de divulgar resultados de pesquisas sobre Walter Benjamin e diálogo deste com outros autores..

Tradução
As traduções publicadas terão o objetivo de trazer para a língua portuguesa versões de obras, ensaios, cartas de interesse acadêmico sobre o autor Walter Benjamin.

Resenha
As resenhas inéditas terão o objetivo de sintetizar, compreender e avaliar de maneira crítica o conteúdo de obras publicadas que envolva Walter Benjamin.

 

CONTATO E ENVIO DE COLABORAÇÕES:  revista@gewebe.com.br

CADERNOS WALTER BENJAMIN Nº 23