O COTIDIANO COMO FONTE DE PES
V. 14, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Nilda Stecanela
Resumo:
: Neste texto procuro fazer uma contextualização teórica a respeito dos fundamentos da sociologia da vida cotidiana, valendo-me dos seus princípios para o desenvolvimento da pesquisa em ciências sociais e da sua utilização como perspectiva metodológica. Nos percursos argumentativos que procuro desenvolver, situo o cenário e os sujeitos da pesquisa que motiva minhas reflexões, sinalizando alguns instrumentos necessários para a escavação do cotidiano. Tematizo os desvios das rotas do cotidiano e os desafios para a decifração dos seus enigmas. Enfatizo a importância da construção de estratégias de observação do cotidiano, tendo as narrativas como matéria-prima para o seu conhecimento. Procuro entrelaçar os aportes teóricos de José
Machado Pais e de Alberto Melucci no tocante às metodologias de pesquisa qualitativa com os caminhos investigativos construídos no meu estudo.
Abstract:
Abstract: In this text I try to contextualize theoretically the principles for the Sociology of daily life, making use of its principles for the development of a research in Social Sciences and its use as a
methodological perspective. In the argumentative journey that I try to develop, I point out the scenery and the subjects of the research that motivate my reflections, indicating some instruments necessary to hollow out daily life. I discuss the bypasses from everyday’s routes in the construction of observatory strategies
and the challenges to decipher their riddles. I also emphasize the construction of observation strategies for every day scenes, having narrative as raw-material for its knowledge. I try to interweave the
theoretical approach at José Machado Pais and Alberto Melucci regarding all the equipment and qualitative
technology with the research investigatory weights that were built in this study.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4
Palavras-Chave: Sociologia da vida cotidiana, Metodologias d
Conjectura: filosofia e educação
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