O ENSINO E APRENDIZAGEM DA COMPREENSÃO DO TEXTO ESCRITO

V. 14, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Aline Elisabete Pereira, Onici Claro Flôres

Resumo:

Reading ability may be analyzed under several perspectives: social, pedagogical, cultural and cognitive ones, among others. However, to approach the aspects mentioned and others here omitted,as a set, or sequentially, demands a prodigious verticalization of research. Therefore, this article aims to present and discuss cognitive aspects relevant for the reading practice, emphasizing the role of memory and previous knowledge. We believe that by a deeper understanding of these aspects the mobilization of efficient ways of reading and comprehending what we read becomes possible, as well as, more importantly, the modeling to our students on how to do this. The conception that underlies this choice derives from the understanding that reading is a complex cognitive process not reducible to its immediate result, obtained in standardized tests and evaluated as being positive or negative, in an absolute manner. In fact, we are not interested in exclusively attribute to the reader the condition of being proficient or not, disregarding the reading practices to which he/she has or has not been exposed to so far. As a matter of fact, our motivation is the teaching-learning process of the comprehension of a written text. Thus, throughout the article, issues related to text processing, regarding reading comprehension, will be approached, in order to favor our practice in the teachinglearning processes of this socio-cognitive ability with increased knowledge.

Abstract:

A leitura pode ser analisada sob vários ângulos: social, pedagógico, cultural, cognitivo, dentre outros. Contudo, abordar os aspectos mencionados, em conjunto ou sequencialmente, demanda uma verticalização prodigiosa da pesquisa; por isso este artigo busca apenas apresentar e discutir alguns aspectos cognitivos relevantes para a prática leitora, dando ênfase à memória e, por isso mesmo, ao conhecimento prévio. Acreditamos que, conhecendo melhor os tipos de memória e não ignorando o vínculo necessário entre memória e conhecimento prévio, se torne mais viável para o professor mobilizar meios eficazes para propor atividades de leitura compreensiva e, também, mais importante ainda, para mostrar e explicar aos alunos como fazer uma leitura desse tipo. A concepção subjacente à presente escolha decorre do entendimento de que a leitura é um processo sociocognitivo complexo não redutível a seu resultado imediato, obtido em testes padronizados e avaliado em termos positivos ou negativos, de modo absoluto. Na verdade, não nos interessa exclusivamente conferir ao leitor a condição de leitor proficiente ou não, desconhecendo as práticas leitoras com as quais o sujeito testado tem ou teve contato até o momento. O que nos instiga e motiva, de fato, é o ensino-aprendizagem da compreensão do texto escrito. Assim, abordaremos ao longo deste artigo questões atinentes ao processamento cognitivo de textos, com a finalidade de elucidar a sua importância decisiva para o ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão leitora, no contexto escolar.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/13

Palavras-Chave: Leitura,Memória,Conhecimento prévio, Ensino d

Conjectura: filosofia e educação

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