HIPERTEXTO E GÊNEROS DIGITAIS: MODIFICAÇÕES NO LER E ESCREVER?
V. 14, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Gislaine Gracia Magnabosco
Resumo:
A introdução de novos meios de comunicação, dinâmicos e em permanente transformação revelou o grande atraso do ensino escolar e a dificuldade que esse tem de se atualizar e acompanhar o ritmo da modernidade. Com base nisso, este trabalho se propõe a discutir algumas transformações que a internet trouxe para a relação leitura-escrita e como os gêneros digitais poderiam ser utilizados visando a um ensino de leitura mais crítico e a uma produção de texto mais contextualizada. Para tal, enfatiza-se a importância do desenvolvimento de um letramento digital que capacite professores e alunos na utilização dessas ferramentas midiáticas de forma que essas possam ser um instrumento interativo de escrita-leitura, bem como um instrumento de atitude exploratória que favoreça o desenvolvimento e a ampliação da competência discursiva dos alunos.
Abstract:
The introduction of new media, dynamics and in constant transformation, revealed the great delay and difficulty that schools have to upgrade themselves and keep pace with modernity. On this basis, this paper discusses some changes that the Internet brought to link reading and writing and how digital genres could be used for teaching critical reading and production of text more contextualized. To this end, we emphasize the importance of developing a digital literacy that enables students and teachers in the use of media tools so that they can be an interactive reading-writing, as well as a tool for exploratory attitude that encourages development and expansion of the discursive competence of students
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/14
Palavras-Chave: Digital genres, Hypertext, Reading, Writing,i
Conjectura: filosofia e educação
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