PRODUÇÃO DE NARRATIVA E AUTORIA
V. 14, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Neiva Maria Tebaldi Gomes
Resumo:
Este artigo constitui-se do relato de um projeto de produção de narrativa que vem sendo desenvolvido, semestralmente, com alunos ingressantes no curso de Letras, na disciplina de Língua Portuguesa. O projeto consiste em um processo de produção, leitura e reescritura de pequenas narrativas com as quais, ao fim do semestre, cada aluno organiza e confecciona artesanalmente o seu próprio livro. A proposta surgiu como estratégia para tentar solucionar problemas relacionados à pouca familiaridade com a escrita e à ausência de marcas de autoria. O enfoque na produção de narrativas contextualizadas e orientadas para um determinado fim tem revelado, no fim de cada semestre, resultados semelhantes: prazer de escrever, de ler e de submeter à discussão do grupo os textos produzidos; preocupação com o interlocutor; presença de marcas de autoria; percepção de qualidades discursivas no próprio texto e no texto do outro; preocupação com a adequação da escrita às convenções linguísticas; segurança em relação à escrita; percepção de si como parte de uma história e como fruto de intersubjetividades múltiplas; valorização da própria história de vida e da de seus antepassados. O trabalho encontra suporte em teorias da linguística da enunciação.
Abstract:
This article comprises a detailed report on a project of narrative production, which is being conducted, every semester, with students entering the Languages course, on the Portuguese Language subject.The project consists of a process of production, reading, and rewriting of small narratives, which, at the end of the term, are gathered and organized by each student in order to assemble their own book craftily. The proposal came forth as a strategy to try to solve problems related to the little familiarity with writing and to the lack of authorship marks. The engagement in the production of contextualized and guided narratives for a determined purpose has disclosed, at the end of each semester, similar results: pleasure to write, read and expose the produced texts for group discussions; concern with the interlocutor; presence of authorship marks; perception of discursive qualities on the text itself and on the text of others; concern with the adequacy of the writing to linguistic conventions; confidence on the writing process; perception of oneself as part of a history and as a result of multiple intersubjectivities; praise of one’s own life history and of one’s ancestors. The project finds itself based on enunciation theories
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/15
Palavras-Chave: Narrative production, Authorship, Language,
Conjectura: filosofia e educação
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