JORNADINHAS NACIONAIS DE LITERATURA DE PASSO FUNDO FORMANDO LEITORES: EM FOCO A 4ª JORNADINHA

V. 14, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Adriana Röhrig, Fabiane Verardi Burlamaque

Resumo:

 This article makes an analysis on the role of Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, with emphasis on representations of its 4th edition, built by children of 10 years, from the middle class of RS – Ijuí, students of a private school in same municipality. Testimonies of these children are examined at four different times in the light of the Aesthetics of Reception and the Sociology of Reading. The four stages are called placements, a methodology created by Judith Langer and used in this analysis. Thus, this discussion seeks to understand how to make the experience of reading and living of the children mentioned in that moment, in the process of building the 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, they intersect and provide representation for the target audience of this work.Leitura. Jornadinha Nacional de Literatura. Recepção. Experiência. Representação.

Abstract:

Este artigo faz uma análise do papel das Jornadinhas Nacionais de Literatura de Passo Fundo, com ênfase nas representações da sua 4ª edição, construídas por crianças de 10 anos de idade, provenientes da classe média de Ijuí – RS, estudantes de uma escola particular no mesmo município. São examinados depoimentos dessas crianças em quatro momentos diferentes, à luz da Estética da Recepção e da Sociologia da Leitura. Os quatro momentos são chamados posicionamentos, uma metodologia criada por Judith Langer e utilizada nesta análise. Assim, esta reflexão busca compreender como se dão as experiências de leitura e de vida das crianças mencionadas e em que momento, no processo de construção da 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, elas se cruzam e propiciam representações para o público-alvo deste trabalho.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/25

Palavras-Chave: Jornadinha Nacional de Literatura, Reception,

Conjectura: filosofia e educação

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