NO MEIO E MISTURADO": O MORENO COMO IDENTIFICAÇÃO DE COR ENTRE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

V. 15, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Alan Augusto Moraes Ribeiro

Resumo:

 A partir de 15 casos de discriminação racial vividos por  alunos e alunas de uma escola pública do Bairro do Guamá, analiso como os distintos processos identitários com base na cor, referência de identificação étnico-racial, são construídos pelos estudantes como elementos marcadores de sua trajetória educacional. A forma de atuação da escola e a influência dos casos de racismo vividos pelos sujeitos sobre a construção  desses processos de  identificação aparecem em um cenário escolar marcado pela diferenciação de acesso aos meios didático-pedagógicos entre os alunos conforme o pertencimento aos três turnos letivos, nos quais a figura mítica do indígena aparece na construção de uma morenidade.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/183

Conjectura: filosofia e educação

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