MULTICULTURALISMO, JUVENTUDE E FORMAÇÃO DO PROFESSOR: POTENCIAIS PARA UMA DISCUSSÃO SOBRE A DIFERENÇA
V. 15, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: William de Goes Ribeiro
Resumo:
O presente artigo discute possibilidades de articulação da dimensão multicultural na perspectiva do professor e da juventude, analisando implicações para o ensino na escola. Utilizei como fonte o Banco de Teses do site da Capes. O objetivo foi pensar como a epistemologia multicultural pode contribuir à identidade juvenil de maneira positiva. O eixo principal da interrogação está na dualidade diferença/ igualdade na luta contra preconceitos e estereótipos. A pesquisa indica limites e potenciais nas mudanças curriculares numa perspectiva multicultural crítica. Contudo, a prática monocultural é um problema educacional e social que tem raízes históricas. Concluo que é possível pensar um ângulo multicultural na educação com a juventude. Nesse ponto de vista, uma pista pode ser o papel da pesquisa multicultural na formação do professor e no currículo.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/184
Conjectura: filosofia e educação
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