INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR: HIPERMÍDIA EDUCACIONAL NAS ATIVIDADES DE ESTUDO A DISTÂNCIA
V. 15, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Fábio da Purificação de Bastos, Fabiane Sarmento Oliveira Fruet
Resumo:
Com este artigo, pretendeu-se problematizar a integração da hipermídia educacional, nas Atividades de Estudo a Distância (AEDs), como possibilidade de potencializar a interação mediada por computador. Dessa forma, foram apresentadas algumas estratégias que embasaram o planejamento, a organização e a implementação de uma AED mediada pelo Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle). Assim, observou-se que é essencial que as AEDs sejam planejadas e organizadas didaticamente pelo professor, que define quais propósitos pretende alcançar no contexto de ensino e aprendizagem mediado pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), pois, elaborar uma AED hipermidiática e guiar seu desenvolvimento, tanto com relação à tecnologia quanto ao próprio conteúdo em questão, colabora na proposição de alternativas para resolvê-las e também possibilita uma maior interação entre os envolvidos (professor e alunos) na apropriação crítica do conhecimento escolar, o que contribui para a sustentabilidade do processo ensino e aprendizagem significativo e interativo para todos os envolvidos.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/326
Conjectura: filosofia e educação
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