A AÇÃO DE PROJETAR AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: RELAÇÕES ENTRE A CONSTRUÇÃO DE FORMALIZAÇÕES E A CRIAÇÃO DE NOVIDADES

V. 15, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Maria Luiza Becker, Patricia Alejandra Behar, Sílvia Meirelles Leite

Resumo:

O presente artigo investiga a relação entre a construção de formalizações e a criação de novidades na ação de projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs). Para tanto, realiza um estudo de caso sobre a ação de projetar AVAs no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (Nuted) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entende-se que o debate acerca desse tema contribui para uma reflexão sobre os desenvolvimentos científico e tecnológico em informática na educação, bem como sobre sua natureza interdisciplinar. Tal abordagem agrega uma perspectiva teóricometodológica piagetiana, a qual orientou os questionamentos, a elocução conceitual, a coleta e a análise dos dados. Com isso, enfoca-se o jogo entre forma e conteúdo que caracteriza a ação de projetar, de modo que os observáveis apontados e as coordenações realizadas pelos projetistas se configuram como os observáveis deste
estudo.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/329

Conjectura: filosofia e educação

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