A TENSÃO MODERNIDADE/PÓS-MODERNIDADE COMO FORÇA PROPULSORA DAS SIMBIOSES CONTEMPORÂNEAS E O COTIDIANO ESCOLAR
V. 15, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Maria Lucia de Amorim Soares, Leandro Petarnella
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo trazer para o pensar as implicações das novas tecnologias na mutação social e no cotidiano escolar. Para tanto, busca na mitologia, especificamente nos mitos de Prometeu e Apolo - como representação da modernidade em Fausto e Dionísio -
como representação da pós-modernidade e no mito de Pandora representando o cotidiano da escola, desvelar a tensão existente no cotidiano escolar, diante da mutação contemporânea oriunda das novas tecnologias. Conclui que a condição atual renova desafios para o pensamento e a sociedade e que é, no cotidiano escolar, que, ao se criar o discurso tecnológico, se renovam os temores e os discursos da
sociedade, empenhada em recuperar a estabilidade e a confiabilidade de um cenário anterior. Sinaliza ainda que fruto da tensão modernidade/pós-modernidade está em curso a emergência de um novo sujeito, de um novo lugar, de novas demandas.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/331
Conjectura: filosofia e educação
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