EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO INTUITIVO:A CONTRIBUIÇÃO DE MARIE PAPE-CARPANTIER (1815-1878)
V. 15, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Maria Helena Camara Bastos
Resumo:
No século XIX, Marie Pape-Carpantier teve uma significativa importância para a educação da criança de 2 a 6 anos. Sua influência situa-se na adoção do método intuitivo para a educação dos sentidos - lições de coisas -, na proposta pedagógica destinada à Educação Infantil - salas de asilo; na criação de materiais didáticos para auxiliar no desenvolvimento do método natural; na orientação de modelos de mobílias para as escolas. Produz uma imensa obra para professores e alunos, traduzida em vários países: Grécia, Inglaterra, Itália, Suécia, Espanha, Brasil, e publicada até a segunda década do século XX, perfazendo inúmeras edições. O estudo analisa a trajetória e a contribuição da educadora, destacando as principais ideias, pelo espírito prático-experimental, que prenuncia a escola ativa.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/507
Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co