DO AMBIENTE DOMÉSTICO ÀS SALAS DE AULA: NOVOS ESPAÇOS, VELHAS REPRESENTAÇÕES
V. 15, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Milena Cristina Aragão Ribeiro de Souza, Lúcio Kreutz
Resumo:
Este estudo investiga as representações construídas acerca da mulherprofessora no processo de feminização do magistério e suas possíveis repercussões na prática pedagógica. Para tanto, além de buscar apoio em pesquisas bibliográficas, foi realizado um garimpo nos periódicos internos das décadas de 30 e 40 (séc. XX) da primeira Escola Normal de Caxias do Sul, inaugurada em 1930, a fim de encontrar discursos que explicitassem como professores, alunos e gestores descreviam as características ideais para atuar na função de educadores infantis. Os resultados apontaram a um forte vínculo entre o papel materno/doméstico e o docente, fazendo menção, também, à educação como dom divino. A comunicação será concluída com uma reflexão acerca das possíveis repercussões dessas representações na prática docente, mostrando como essas constroem formas de ser e agir que, de maneira irreflexiva, convertem-se em danos à prática pedagógica.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/515
Conjectura: filosofia e educação
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