PARA ALÉM DOS ARGUMENTOS

V. 16, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Sofia Miguens

Resumo:

A filósofa americana Cora Diamond, especialista em Frege e Wittgenstein, que os lê dando especial atenção à filosofia da linguagem, do pensamento, da lógica e da matemática, tem também coisas importantes a dizer, a partir da maneira wittgensteiniana de ver a filosofia, acerca de filosofia moral. Em particular, ela é fortemente crítica de uma certa forma de conceber a natureza da filosofia moral, muito comum hoje entre os filósofos analíticos, como exclusivamente centrada na acção e na decisão de agentes e em argumentos acerca daquilo que é racional fazer. Foi essa crítica, que podemos considerar feita de um ponto de vista metodológico, que fez Diamond entrar em polémica, há cerca de trinta anos, com autores muito influentes em ética como Peter Singer e Tom Regan, mesmo se partilha com eles muitas intuições. Neste artigo pretendo simplesmente descrever a posição de Diamond acerca da natureza do pensamento moral e do que pensamos que fazemos quando fazemos filosofia moral. Por trás  da análise do papel da imaginação moral em ética, está a questão mais geral da natureza do método flosófico.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/891

Conjectura: filosofia e educação

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