OS GÊNEROS TEXTUAIS EM UM NOVO SUPORTE: SOFTWARES EDUCATIVOS
V. 16, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Ana Cristina Barbosa da Silva
Resumo:
Esta pesquisa se refere à análise de quatro softwares educativos de
Língua Portuguesa de dois portais educacionais. A escolha dos softwares se baseou naqueles que contemplassem atividades de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental, de leitura e compreensão a partir de gêneros textuais. O objetivo foi verificar se os gêneros se apresentam com o uso de recursos multimídias ao serem inseridos nesse suporte, e se as abordagens dos gêneros contemplam uma perspectiva sociointeracionista de ensino de língua. Assim, constatou-se que os textos não apresentam nenhum recurso multimídia, sendo expostos conforme as características de impresso e, em sua maioria, são apresentados na íntegra, mas não no suporte de origem. Há a indicação de fonte, autores e data de divulgação, no entanto, não há a abordagem das especificidades dos gêneros, nem das condições de produção, aspectos que evidenciam a perspectiva sociointeracionista do ensino de língua.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1201
Conjectura: filosofia e educação
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