QUEM SABE LER EDITORIAIS? DESENVOLVENDO HABILIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

V. 16, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Neires Maria Soldatelli Paviani, Isabel Maria Paese Pressanto, Niura Maria Fontana

Resumo:

A partir da constatação de problemas no desempenho leitor de
universitários, projeto de pesquisa realizado na Universidade de Caxias do Sul buscou oportunizar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura pelo uso de material instrucional composto por sequências didáticas baseadas em diferentes gêneros do discurso. Descrevemos aqui a sequência
que tem como núcleo o editorial. Os alunos envolvidos, ingressantes em
cursos de graduação, foram divididos em grupo experimental (GE), submetido à sequência de leitura aqui descrita, e grupo de controle (GC), que trabalhou os mesmos textos do GE com enfoque voltado à análise textual. A questão ecológica constituiu o núcleo temático, e, em cada sequência, propuseram-se quatro instâncias: pré-leitura, leitura-descoberta, pós-leitura e atividade interativa. Os resultados da investigação sugerem que o ensino explícito de leitura, apoiado em princípios sociointeracionistas e metacognitivos, pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de habilidades de leitura.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1202

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co