O GÊNERO CONTO POPULAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR INICIANTE
V. 16, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Flávia Brocchetto Ramos, Neiva Senaide Petry Panozzo, Angélica Vieira da Silva
Resumo:
A pesquisa “Formação do leitor: o processo de mediação do docente”
enfoca práticas mediadoras de leitura do texto literário, em ambiente escolar, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente buscou-se investigar as práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas de 3ª série e na biblioteca escolar de escolas localizadas em Caxias do Sul. As ações desenvolvidas são restritas e ante o quadro, o projeto organiza propostas de leitura literária a partir de diversos gêneros literários. O subprojeto “Leitura e mediação do conto popular” focaliza o conto popular como gênero presente na formação do leitor literário, uma vez que a análise do corpus coletado aponta que há falhas na abordagem dessa narrativa. Provavelmente isso ocorre pela falta de clareza sobre as qualidades que conferem a uma obra o estatuto de literatura. Também se nota a predominância de concepções estruturalistas de leitura na prática docente, produzindo leituras autoritárias, que prevalecem sobre práticas mediadoras. Para estudar a natureza do conto popular, buscas e apoio em Jolles (1976), Jesualdo (1982), Cascudo (1998, 2002) e Azevedo (2008a, 2008b). A partir da análise do conto e dos dados coletados, constroem-se princípios e estratégias para a mediação de leitura do texto literário infantil, utilizando estudos de Saraiva (2001) e Saraiva e Mügge (2006). Esse referencial embasa a elaboração de roteiros de leitura para obras literárias infantis, entre elas A lenda do guaraná: mito dos índios sateré-maué, de Fittipaldi, objeto de estudo dessa proposta de trabalho. Acredita-se que a apresentação de propostas de leitura literária contribua para a formação continuada do docente, para qualificar a interação entre objeto de leitura e leitor iniciante.
enfoca práticas mediadoras de leitura do texto literário, em ambiente escolar, nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Inicialmente buscou-se investigar as práticas de leitura literária desenvolvidas em turmas de 3ª série e na biblioteca escolar de escolas localizadas em Caxias do Sul. As ações desenvolvidas são restritas e ante o quadro, o projeto organiza propostas de leitura literária a partir de diversos gêneros literários. O subprojeto “Leitura e mediação do conto popular” focaliza o conto popular como gênero presente na formação do leitor literário, uma vez que a análise do corpus coletado aponta que há falhas na abordagem dessa narrativa. Provavelmente isso ocorre pela falta de clareza sobre as qualidades que conferem a uma obra o estatuto de literatura. Também se nota a predominância de concepções estruturalistas de leitura na prática docente, produzindo leituras autoritárias, que prevalecem sobre práticas mediadoras. Para estudar a natureza do conto popular, buscas e apoio em Jolles (1976), Jesualdo (1982), Cascudo (1998, 2002) e Azevedo (2008a, 2008b). A partir da análise do conto e dos dados coletados, constroem-se princípios e estratégias para a mediação de leitura do texto literário infantil, utilizando estudos de Saraiva (2001) e Saraiva e Mügge (2006). Esse referencial embasa a elaboração de roteiros de leitura para obras literárias infantis, entre elas A lenda do guaraná: mito dos índios sateré-maué, de Fittipaldi, objeto de estudo dessa proposta de trabalho. Acredita-se que a apresentação de propostas de leitura literária contribua para a formação continuada do docente, para qualificar a interação entre objeto de leitura e leitor iniciante.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1203
Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co