QUANDO SE ADAPTA UMA OBRA LITERÁRIA PARA CRIANÇAS E JOVENS, QUE GÊNERO TEXTUAL É ADAPTADO?

V. 16, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Diógenes Buenos Aires de Carvalho

Resumo:

O presente trabalho busca responder à indagação constante no seu
título, visto que pouco se sabe sobre a adaptação literária no tocante aos
gêneros textuais literários que são objetos desse processo. Em vista disso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica (CARVALHO, 2006) que possibilitou a configuração da adaptação literária como um fenômeno editorial da literatura infantil brasileira. A partir dos dados coletados, foi possível identificar os gêneros textuais inseridos no universo da narrativa literária, mais adaptados a crianças e jovens no Brasil: lenda, mito, epopeia, apólogo, tragédia, comédia, drama romântico, conto, novela e romance. Essa tipologia indicia uma diversidade de narrativas, o que propicia ao leitor em formação, via adaptação, a exposição a um leque variado de gêneros textuais, possibilitando compor um horizonte de expectativas, na acepção de Jauss (1994), bastante heterogêneo. Contudo, a ocorrência de tal variedade depende do processo de adaptação, uma vez que o adaptador pode interferir na estrutura da narrativa, alterando, por conseguinte, o gênero.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1204

Conjectura: filosofia e educação

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