PRÁTICAS DES CASTIGOS ESCOLARES: ENLACES HISTÓRICOS ENTRE NORMAS E COTIDIANO
V. 17, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Milena Aragão, Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas
Resumo:
Este estudo problematiza os castigos físicos usados nas escolas,
investigando tanto as estratégias utilizadas pelas instâncias de poder, a fim
de ordenar as práticas cotidianas, como as táticas utilizadas por professores,
gestores e pais para lidarem com os preceitos impostos. Nese ínterim, são
denunciadas as tensões existentes nessa relação, mergulhando em práticas,
representações e argumentos utilizados nos séculos XIX e XX, tanto para
corroborar quanto para proscrever os castigos físicos no espaço escolar. O
texto é concluído através de uma reflexão acerca dos castigos como parte da
cultura escolar, fazendo referência, também, à distância existente entre as
prescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos como
caminho para educar e civilizar sujeitos.
investigando tanto as estratégias utilizadas pelas instâncias de poder, a fim
de ordenar as práticas cotidianas, como as táticas utilizadas por professores,
gestores e pais para lidarem com os preceitos impostos. Nese ínterim, são
denunciadas as tensões existentes nessa relação, mergulhando em práticas,
representações e argumentos utilizados nos séculos XIX e XX, tanto para
corroborar quanto para proscrever os castigos físicos no espaço escolar. O
texto é concluído através de uma reflexão acerca dos castigos como parte da
cultura escolar, fazendo referência, também, à distância existente entre as
prescrições oficiais e as práticas ordinárias, bem como aos castigos como
caminho para educar e civilizar sujeitos.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1648
Conjectura: filosofia e educação
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