EDUCAÇÃO MORAL: A BUSCA DA EXCELÊNCIA A PARTIR DE VIRTUDES ARISTOTÉLICAS E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
V. 17, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Talita Carneiro Gader Safa, Samuel Mendonça
Resumo:
O artigo "Educação moral: a busca da excelência a partir de virtudes
aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral exerce algum papel na formação da personalidade humana, então, é preciso examinar quais virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. A educação moral, tal como temos concebido, possibilita a construção da autonomia do educando para que ele se torne um cidadão emancipado, independente, crítico e, antes, autocrítico. Com efeito, o problema desta investigação consiste na pergunta: quais são os desafios para a formação do educador no processo de conquista da excelência a partir de
virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é compreender a excelência humana a partir do desenvolvimento de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e aamizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica e procura problematizar, conceituar e argumentar características típicas do método de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem.
aristotélicas e a formação do educador" coloca em relevo a necessidade do cultivo de virtudes para a construção da excelência moral do homem. Discutimos a importância da compreensão do termo filosófico. Os resultados esperados consistem na possibilidade do educador de conseguir compreender, dentre os valores clássicos, em específico, o da justiça e o da amizade, como sendo a base para a discussão da educação moral. Se a educação moral exerce algum papel na formação da personalidade humana, então, é preciso examinar quais virtudes são efetivamente necessárias para o desenvolvimento do caráter do homem. A educação moral, tal como temos concebido, possibilita a construção da autonomia do educando para que ele se torne um cidadão emancipado, independente, crítico e, antes, autocrítico. Com efeito, o problema desta investigação consiste na pergunta: quais são os desafios para a formação do educador no processo de conquista da excelência a partir de
virtudes aristotélicas em se tratando de educação moral? Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é compreender a excelência humana a partir do desenvolvimento de virtudes aristotélicas, especialmente a justiça e aamizade, com vistas aos desafios que se colocam aos educadores. Do ponto de vista do método, o trabalho é realizado a partir de revisão bibliográfica e procura problematizar, conceituar e argumentar características típicas do método de forma mais rigorosa, virtudes fundamentais para a formação do caráter do homem.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1797
Conjectura: filosofia e educação
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