PENSANDO A ÉTICA NA PERSPECTIVA DAS FORMAS SIMBÓLICAS DE ERNST CASSIRER
V. 17, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Vladimir Fernandes
Resumo:
Este artigo visa a contribuir para a reflexão ética a partir da filosofia
de Cassirer. Trata-se de analisar se a denominada "ampliação" que Cassirer realizou da epistemologia kantiana pode ser estendida à esfera moral. Ou seja, se há um paralelo entre o problema epistemológico e a moral em Kant, e se Cassirer explora o problema epistemológico por outra perspectiva e que consequências isso acarreta para o âmbito moral. Embora Cassirer, em sua produção intelectual, não tenha explorado sistematicamente a questão ética,
os problemas com os quais se preocupou, no decorrer de sua produção filosófica, fornecem subsídios importantes para uma reflexão nesse sentido. Para Cassirer, o ser humano é um animal symbolicum, um ser que cria signos e símbolos e, dessa forma, constrói a realidade. Tal fato implica, para ele, a coexistência de diferentes formas de compreensão do mundo igualmente válidas, diferentes formas simbólicas, como ele denomina, por exemplo, o mito, a religião, a ciência. Pensar a ética na perspectiva da Filosofia das formas simbólicas implica considerar a coexistência de tais construções simbólicas, bem como a tolerância ante a consequente diversidade epistemológica e axiológica, destacando-se o fundamental papel da filosofia nesse processo.
de Cassirer. Trata-se de analisar se a denominada "ampliação" que Cassirer realizou da epistemologia kantiana pode ser estendida à esfera moral. Ou seja, se há um paralelo entre o problema epistemológico e a moral em Kant, e se Cassirer explora o problema epistemológico por outra perspectiva e que consequências isso acarreta para o âmbito moral. Embora Cassirer, em sua produção intelectual, não tenha explorado sistematicamente a questão ética,
os problemas com os quais se preocupou, no decorrer de sua produção filosófica, fornecem subsídios importantes para uma reflexão nesse sentido. Para Cassirer, o ser humano é um animal symbolicum, um ser que cria signos e símbolos e, dessa forma, constrói a realidade. Tal fato implica, para ele, a coexistência de diferentes formas de compreensão do mundo igualmente válidas, diferentes formas simbólicas, como ele denomina, por exemplo, o mito, a religião, a ciência. Pensar a ética na perspectiva da Filosofia das formas simbólicas implica considerar a coexistência de tais construções simbólicas, bem como a tolerância ante a consequente diversidade epistemológica e axiológica, destacando-se o fundamental papel da filosofia nesse processo.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1799
Conjectura: filosofia e educação
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