AVARTE: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA À EXCLUSÃO DIGITAL // AVARTE: A PEDAGOGICAL ALTERNATIVE TO DIGITAL EXCLUSION

V. 18, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Elisabeth Brandão Schmidt, Michelle Coelho Salort

Resumo:

O presente texto aborda o conceito de cultura como sendo toda a produção artística e científica, além dos costumes e crenças conservadas, de uma geração para outra. Traz como elemento fundamental da evolução humana a constituição da linguagem como forma de comunicação, discutindo as manifestações das tecnologias da inteligência como artefatos que servem de elementos constitutivos de nosso desenvolvimento. Revela que a cultura digital instaurada em nossos dias só pode ser concebida a partir de uma construção histórica que tem os seus primeiros indícios na comunicação de nossos ancestrais e que avança até a criação dos mais avançados computadores. Partindo dessa perspectiva, defendemos, neste artigo, a utilização de ambientes virtuais como influenciadores do desejo de aprender e como alternativas para a exclusão digital, que ainda é uma realidade em muitas escolas brasileiras. Apresenta como exemplo o AVArte, um ambiente virtual de Arte/Educação Ambiental que se constitui como um material didáticoque favorece processos de apropriação e inclusão digital, cujo objetivo é, além de promover o contato com as ferramentas tecnológicas, proporcionar o acesso a informações sobre a cultura e o meio ambiente com vistas à construção de valores e atitudes que desenvolvam o sentido de pertencimentoem direção à sustentabilidade socioambiental. 

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2038

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co