EDUCAÇÃO SUPERIOR E PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EAD: OS CASOS UCS E UFRGS // UNIVERSITY EDUCATION AND TEACHING AND LEARNING PROCESSES IN EAD: UCS AND UFRGS CASES
V. 18, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Andréia Morés
Resumo:
O presente artigo contempla a contextualização da educaçãosuperior na contemporaneidade, seus desafios e exigências demandados pelos novos tempos e espaços de formação em relação aos estudos da Educação a Distância (EaD) e aos avanços frente aos processos de ensino e aprendizagemem EaD. Este estudo é parte da investigação qualitativa realizada junto aos cursos de Pedagogia EaD da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O lastro teórico que embasou esta investigação foram os estudos apresentados por Belloni (2003), Litwin (2001), Leite (2002), Sancho (2006) e outros. Os resultados da pesquisa apontam que a EaD, mediada pelas tecnologias, apresenta características que propõem avanços aos processos de ensino e aprendizagemdessa modalidade, produzindo mudanças na cultura dos sujeitos, tornando os autônomos, participativos e integrantes da cultura digital.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2039
Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co