A HISTÓRIA ORAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ESTUDO DAS CULTURAS ESCOLARES // ORAL HISTORY AND ITS CONTRIBUTIONS TO THE STUDY OF SCHOOL CULTURES
V. 18, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Milena Aragão, Jordana Wruck Timm, Lúcio Kreutz
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo evidenciar as contribuições da História Oral como um importante caminho metodológico para os estudos das culturas escolares. Para tanto, o texto inicia discutindo as mudanças ocorridas no campo da História, que deram voz aos sujeitos do cotidiano. Em seguida o conceito de culturas escolares é entrelaçado à História Oral, sendo abordada como uma das possibilidades para recuperar os registros do passado através da subjetividade dos sujeitos de hoje. O artigo é concluído através de uma reflexão sobre as contribuições desta abordagem metodológica para a História da Educação e os estudos das culturas escolares, bem como sinalizandoa importância de os agentes da escola perceberem-se como protagonistas da história, questionando certezas, dualidades, a fim de colaborar na compreensão da sua construção sociocultural, bem como dos espaços em que atuam.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1900
Conjectura: filosofia e educação
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