EDUCAÇÃO INTEGRAL E OS ESPAÇOS EDUCATIVOS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO // INTEGRAL EDUCATION AND EDUCATIONAL SPACES: A NECESSARY DIALOGUE

V. 18, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Mercês Pietsch Cunha Mendonça, Iolene Mesquita Lobato, Cleonice Borges Ribeiro Faria

Resumo:

O presente estudo tem como objetivo discutir sobre o diálogo necessário entre comunidade e escola para o projeto da Educação Integral. Parte-se inicialmente da noção da jornada ampliada e a proposta da formação do sujeito, nas suas dimensões afetivas, social, política e cultural. Formação esta que transcende a sala de aula e ocupa o território, os saberes comunitários e as diversas instâncias sociais. E nas entrelinhas reflete-se de fato que ambas, comunidade e escola, estão preparadas para este desafio.

 

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1374

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co