ASPECTOS DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: A PERSPECTIVA DE FILÓSOFOS E EDUCADORES // ASPECTS OF CHILDREN'S EDUCATION IN THE HISTORY OF PHILOSOPHY OF EDUCATION: THE PERSPECTIVE OF PHILOSOPHERS AND EDUCATORS

V. 18, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Heraldo Aparecido Silva, Fernanda Antônia Barbosa da Mota

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar diferentes concepções sobre a educação das crianças na perspectiva de filósofos e educadores, considerados como alguns dos autores mais representativos no estudo do tema. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, fundamentada na construção de conhecimentos oriundos das contribuições de autores clássicos e contemporâneos, além de estudos posteriores feitos por estudiosos e pesquisadores sobre as idéias de tais autores. Esse procedimento é necessário porque nem todos os autores trataram sistematicamente do tema em questão, mas apenas abordaram-no esporadicamente em aforismos, ensaios e proposições. Assim, teremos seqüencialmente o estudo e a interpretação de algumas idéias encontradas nas obras Platão, Montaigne, Descartes, Locke, Rousseau, Kant, Vygotsky, Dewey, Piaget e Lipman. A partir da compreensão dos avanços e retrocessos no estudo da educação da criança defendemos a necessidade e a relevância do estudo dessa temática no âmbito acadêmico, particularmente, na disciplina filosofia da educação, pois conforme acreditamos, a mesma constitui um dos principais campos teóricos na contribuição para a formação de futuros educadores.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1378

Conjectura: filosofia e educação

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