DEMOCRACY AND DEMOCRACIES: BETWEEN THEORY AND FACTS // DEMOCRACIA E DEMOCRACIAS: ENTRE TEORIA E FATOS

V. 18, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Marta Rios Alves Nunes da Costa

Resumo:

Existem muitas teorias sobre democracia. Na verdade, enquanto se fala de “teoria democrática” como se existisse um consenso acerca do que esta poderia significar, a partir do momento em que nos debruçamos sobre diferentes autores, apercebemo-nos de que há tantas teorias quanto háperspectivas sobre o tema. Neste artigo tenho como interlocutores Robert Dahl, Benjamin Barber, Robert Goodin e David Plotke. O artigo tem três momentos. No primeiro, desenho o contexto geral para uma reflexão críticasobre democracia, partindo da análise dos seus conceitos constitutivos, nomeadamente, os conceitos de representação, participação e deliberação. Este é o momento “estrutural”. De seguida, apoiando-me nos critérios ou virtudes de Dahl e no conceito de “democracia forte” de Barber, defendo quea instanciação dos vários modelos democráticos depende da importância que se confere a cada um dos critérios. Este é o momento de conteúdo. Dialogando com estes autores procuro identificar as implicações dos modelos representativo, participativo e deliberativo. Por último, procuro uma formade redefinição da democracia mais positiva para o futuro, tendo o orçamento participativo como prática exemplar a seguir.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2165

Conjectura: filosofia e educação

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