INTRODUÇÃO DA CIÊNCIA NA INFÂNCIA: O CASO DA SÉRIE "DE ONDE VEM?" // INTRODUCTION OF SCIENCE IN CHILDHOOD: THE CASE OF SERIES "DE ONDE VEM?"

V. 18, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Flávia Brocchetto Ramos, Marcelo Prado Amaral Rosa

Resumo:

O objetivo do estudo é analisar a série De onde vem?, a qual introduz o conhecimento científico na infância, identificando aspectos que justifiquem o seu emprego como um recurso pedagógico adequado para a introdução de conceitos de Ciência de forma lúdica e dinâmica na infância. Os resultados apresentam aspectos gerais dos episódios da Série, além da descrição estrutural dos episódios de forma generalizada de acordo com as categorias sugeridas por Gomes (2008). A Série introduz conceitos científicos, presentes no cotidiano, por meio de uma linguagem adequada à compreensão infantil, tornando, assim, este material uma importante alternativa de apoio ao professor do Ensino Fundamental para a introdução da ciência na infância.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1918

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co