CONTEXTUALISMO JUSTIFICACIONISTA: UMA NOVA RESPOSTA AO PROBLEMA DO REGRESSO EPISTÊMICO // JUSTIFICATIONIST CONTEXTUALISM: A NEW RESPONSE TO THE EPISTEMIC REGRESS PROBLEM

V. 18, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Tiegue Vieira Rodrigues

Resumo:

Neste artigo eu ofereço uma nova abordagem para resolução do problema do regresso epistêmico. Tal problema pode ser considerado um dos mais tradicionais problemas em epistemologia, que nos segue desde a antiguidade. As teses tradicionais que tentam responder a este problema possuem dificuldades ainda não respondidas satisfatoriamente, fato que, inicialmente, serve de motivação para a procura de uma nova resposta. Primeiramente, apresento o problema do regresso epistêmico e as respostas tradicionais oferecidas na sua resolução. Como veremos todas elas possuem problemas sérios que comprometem a plausibilidade das mesmas, a saber, (i) não respondem adequadamente quando é apropriado interromper o regresso e (ii) não especificam ou determinam o grau de justificação requerido para o conhecimento. Em seguida, eu argumentarei em favor da tese que chamarei de Contextualismo Justificacionista, mostrando que ela consegue responder adequadamente (i) e (ii).

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1602

Conjectura: filosofia e educação

O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co