O CONHECIMENTO COMO PRINCÍPIO DA COLONIALIDADE E DA SOLIDARIEDADE // KNOWLEDGE AS A PRINCIPLE OF COLONIALITY AND SOLIDARITY

V. 18, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Luiz Síveres, José Roberto de Souza Santos

Resumo:

Neste início de século a humanidade vem enfrentando muitos e diversos problemas, sejam eles epistemológicos, éticos, sociais, ambientais, políticos ou econômicos. Todos eles, problemas modernos, mas, conforme se defenderá, sem soluções modernas. Os objetivos do artigo são compreender as raízes destas problemáticas, demonstrar que jamais houve modernidade sem colonialidade, uma das razões para que o projeto moderno não seja concluído, e analisar as perspectivas que se abrem a partir da periferia do mundo moderno/colonial. Pensar a partir da periferia, dos lugares e povos oprimidos, abre-nos a possibilidade de epistemologias pluri-versais e de um diálogo horizontal entre os saberes, de forma a concorrer para a reinvenção da emancipação social, sendo esta uma de suas condições essenciais para um conhecimento-reconhecimento que eleva os marginalizados da condição de objeto, como foram historicamente tratados, à condição de sujeitos solidários.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1928

Conjectura: filosofia e educação

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