SWANN E A FORMAÇÃO OBJETIVA DO SUJEITO: REFLEXÕES A PARTIR DE THEODOR W. ADORNO // SWANN AND THE OBJECTIVE CULTURAL FORMATION: REFLECTIONS BY THEODOR W. ADORNO

V. 18, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Christian Muleka Mwewa, Alexandre Fernandez Vaz

Resumo:

O presente artigo pretende refletir, a partir de contribuições de Theodor W. Adorno, sobre aspectos da formação objetiva do sujeito. Isso é feito por meio da apropriação de conceitos como autoconservação, autocrítica e crítica imanente. Tomamos como exemplo parte do projeto de à la recherche du temps perdu de Marcel Proust, nomeadamente, Un amour de Swann. A análise do processo de formação de Swann permite observar nexos e tensões que o sujeito elabora com o mundo objetivo. A ação do Swann incorpora na sua relação co m o mundo objetivo os processos próprios da Obra de Arte autêntica para empreender a crítica necessária ao contexto social em que está inserido. Crítica esta, também, voltada a si próprio.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1581

Conjectura: filosofia e educação

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