A EMERGÊNCIA DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PESQUISAS AFINS // THE URGENT NEED FOR ANALYZING THE TEACHERS’ FORMATION: RELATED RESEARCHES
A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Carla Regina Calone Yamashiro, Yoshie Ussame Ferrari Leite
Resumo:
Esta pesquisa tem como tema a prática da análise de necessidades de formação de professores, e como principal objetivo compreender as condições que favorecem essa prática a se tornar um referencial de saberes para a legitimação das práticas de formação continuada para professores. Para alcançar esse objetivo, serão utilizadas as ferramentas teórico-metodológicas foucaultianas próprias da genealogia e arqueologia na análise de documentos pertencentes ao âmbito da atual política educacional brasileira e de trabalhos científicos sobre a análise de necessidades de professores. Como resultados parciais desta pesquisa, este texto apresenta o levantamento bibliográfico de trabalhos a respeito da temática investigada, nos programas de pós-graduação do Brasil e de Portugal.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2112
Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co