CRIANÇAS INVESTIGADORAS? CENÁRIOS DE PARTICIPAÇÃO ATIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA // CHILDREN AS RESEARCHERS? SCENARIOS OF CHILDREN’S PARTICIPATION IN MIDDLE SCHOOL

A PÓS-GRADUAÇÃO E SUAS INTERLOCUÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Paulo Jorge Freitas da Silva e Costa, Natália Fernandes, Maria Beatriz Oliveira Pereira

Resumo:

Considerando as crianças como atores sociais (com voz e ação) competentes para a interpretação do contexto em que se inserem, apresenta-se no presente artigo uma reflexão sobre a sua importância, enquanto sujeitos e participantes na investigação partilhada. Através da participação das crianças como investigadoras em dois estudos de opinião, pretende-se discutir as respetivas possibilidades e limites, enquanto metodologia participativa na Educação Básica. A informação proveniente das crianças forneceu pistas de intervenção aplicadas à escola.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2116

Conjectura: filosofia e educação

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