A ESCOLA COMO PRIMADO DA REPRESENTAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE GILLES DEELUZE // THE SCHOOL AS A PRIMACY OF REPRESENTATION: CONTRIBUTIONS OF THE GILLES DELEUZE’S THOUGHT

V. 19, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Marcos Carneiro Silva

Resumo:

A Escola tem acumulado historicamente sérias críticas na sua forma homogeneizante e pouco ou nada plural de lidar com a diferença. Pensar num processo educacional que dê conta dessa temática não é tarefa fácil, mas alguns pesquisadores já aceitaram esse desafio, e pode-se percorrer uma bibliografia considerável sobre o tema. O texto apresenta uma argumentação questionadora do papel da Educação em relação às seguintes questões norteadoras: A Escola pode dar conta das diferenças? Ou sua estrutura e seu sistema estão envolvidos num mundo da representação? Melhor dizendo, como é possível para a escola escapar do primado da representação? Para dar conta dessa questão, pode-se contar com a contribuição do pensamento de Gilles Deleuze, filósofo francês que fez do seu pensamento uma busca constante pela diferenciação, procurando a todo o momento romper com a supremacia da identidade frente à diferença. O texto apresentará um sistema de análise dividido em três partes: a primeira será uma tentativa de identificar, nos discursos educacionais contemporâneos, as possíveis aproximações com os estudos deleuzeanos; a segunda, um recorte em torno de como o filósofo aborda o tema da diferença e repetição e, em particular, com a apropriação dos conceitos nietzscheanos de eterno retorno e vontade de potência e a terceira, como o pensamento de Deleuze pode relacionar-se com as questões da diferença na Escola.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2330

Conjectura: filosofia e educação

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