O PARADIGMA DA SUSTENTABILIDADE: O QUE PENSAM PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE AS SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS? // THE SUSTAINABILITY PARADIGM: WHAT DO RESEARCHERS IN ENVIRONMENTAL EDUCATION THINK ABOUT SUSTAINABLE SOCIETIES?
V. 19, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Elisabeth Brandão Schmidt, Caroline Rodrigues da Matta
Resumo:
Este texto originou-se de uma dissertação de mestrado emEducação Ambiental, cujo objetivo é compreender como reconhecidos educadores ambientais, que atuam em Programas de Pós-graduação em Educação, no Brasil, conceituam sustentabilidade. Foram feitas entrevistassemiestruturadas com estudiosos participantes do Grupo de Trabalho em Educação Ambiental (GT22) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). A escolha dos colaboradores da pesquisa recaiu sobre tais atores por estes estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação em Educação e desenvolverem pesquisas na área da Educação Ambiental. Para o exame dos dados, foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Para estabelecer o diálogo com os dados empíricos, autores como Loureiro, Leff, Tristão e Carvalho foram consultados e referenciados. A análise dos dados obtidos por meio das entrevistas evidencia que os pesquisadores abordam sustentabilidade comoum tema transversal e polissêmico. Discute-se também a construção de sociedades sustentáveis baseadas em relações socioeconômicas, que não sejam embasadas no capitalismo. As transformações não devem partir de um desenvolvimento arbitrário, mas a partir de inovações alusivas às questõessocioambientais, com vistas a sociedades verdadeiramente sustentáveis.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/1889
Conjectura: filosofia e educação
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