A POSSIBILIDADE DE PENSAR A FILOSOFIA NA PERSPECTIVA DA DIFERENÇA: IMPREGNANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EXPERIMENTANDO O INÉDITO // THE POSSIBILITY THINKING PHILOSOPHY IN PERSPECTIVE OF DIFFERENCE
V. 19, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Carla Gonçalves Rodrigues, Samuel Molina Schnorr
Resumo:
Como a filosofia da diferença pode impregnar a formação de professores nesta contemporaneidade por intermédio de arranjos múltiplos, da disseminação de saberes diversos, dos encontros variados e das composições inéditas, a partir dos passeios urbanos? Eis a questão norteadora da escrita deste texto, iniciada na pesquisa-intervenção denominada Tramas e usos do passeio urbano: por uma estética professoral. Entendendo que os saberes estão sempre se transformando e se relacionando, objetivamos tecer tramas entre a filosofia da diferença, as ciências educativas e a arte contemporânea a fim de realizar fissuras na maneira tradicional que está sendo trabalhado os procedimentos formativos. Justifica-se a importância do texto ao considerar as tantas indicações sobre como ser e fazer – enquanto uma demanda modulada por experts educacionais – acabando-se por perder a análise sobre as próprias condições de vida, ficando-se alheio ao poder de gerenciar a existência. O método cartográfico foi utilizado sugerindo uma investigação sobre o processo da produção dos dados. Trabalhar conceitos filosóficos, artísticos e educacionais, possibilitou o enfrentamento do pensamento caótico acionado em função da experimentação de dispositivos singulares. Podemos dizer que a intervenção proposta pulverizou a Educação, através das experimentações no passeio urbano, possibilitando que conexões na prática professoral tenham se formado e territórios docentes desconstituídos ou reforçados. O inédito prevaleceu à repetição do mesmo. Por isso, se aposta nesse modo educacional que age no indivíduo, que faz acontecer alguma coisa com os sujeitos envolvidos. Não há escapatória. É condição sobre a qual o pensamento é colocado a pensar, exigindo uma didática que põe alguma coisa a funcionar.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2369
Conjectura: filosofia e educação
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