POSSIBILIDADES PARA A EFETIVAÇÃO DA IDENTIDADE DA DISCIPLINA DE FILOSOFIA POR MEIO DA PRÁTICA DE ENSINO EM FILOSOFIA // EFFECTIVE FOR POSSIBILITIES DISCIPLINE OF IDENTITY OF PHILOSOPHY THROUGH PRACTICE IN TEACHING PHILOSOPHY
V. 19, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Rodrigo Diego de Souza, Márcia Regina Carletto, Eloiza Aparecida Silva Avila de Matos
Resumo:
O presente artigo insere-se no contexto das reflexões sobre a prática de ensino em Filosofia e como esta viabiliza a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia e do papel do professor na ação educativa. A pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura e aproximações entre teóricos da educação em filosofia, objetivou delinear as relações entre os pressupostos filosóficos da educação no ensino de Filosofia, as implicações da Historicidade da Filosofia no seu ensino, sinalizando o ensino de filosofia como investigação, ou seja, capacitando o discente para investigar a realidade. A pesquisa também apresenta os apontamentos da pedagogia histórico-crítica, como possibilidade para o ensino de filosofia na busca da educação para a emancipação do sujeito. O alcance dos objetivos levou-nos a conclusão da pesquisa, apresentando horizontes para a efetivação da identidade da disciplina de Filosofia na educação básica, visando à emancipação dos sujeitos da prática educativa.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2757
Conjectura: filosofia e educação
O escopo da revista é incentivar a investigação e o debate acadêmico acerca da Educação e da Filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento. Para tal, busca qualificar-se continuamente, observando os critérios indicados pelo Qualis/Capes: publicação mínima de 18 artigos por volume, dos quais 60% de autores vinculados a pelo menos 4 instituições diferentes da que edita a revista com indicação da afiliação institucional. Em cada número publicado, pelo menos 1 artigo será proveniente do exterior.meuip.co