TRABALHO, FORMAÇÃO INTEGRAL E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: (DES)ENCONTROS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO // WORK, INTEGRAL FORMATION AND FOREIGN LANGUAGE TEACHING: (DES) MEETINGS IN THE HIGH SCHOOL INTEGRATED WITH TECHNICAL
V. 20, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Daniella de Souza Bezerra, Aleksandar Jovanovic
Resumo:
: Recorre-se aqui à história, aos construtos teóricos e às políticas curriculares com vistas a apreender como o que é historicizado, almejado e prescrito (deveria) impacta(r) a materialização desse conjunto na elaboração da dimensão do planejamento de ensino do Componente Curricular Língua Estrangeira-Inglês (CCLEI) do Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMIT). Para tanto, o presente trabalho caracteriza-se como exploratório e descritivo (GIL, 1996) e faz uso das pesquisas bibliográfica e documental (CELLARD, 2008). No total, são analisados, qualitativa e quantitavamente (FLICK, 2009), vinte e dois planos de cursos e quatorze ementários, os quais foram catalogados nos sítios eletrônicos de IFs. Os resultados da análise evidenciam que o EMIT 1) singulariza-se pelos fundamentos oriundos da concepção de educação onilateral e politécnica e de escola unitária, pelos fundamentos de currículo integrado e mostra-se inclinada a superar a dualidade histórica entre formação geral e formação profissional; 2) tem seus fundamentos hibridizados no âmbito das recentes políticas curriculares de modo que o horizonte da politecnia acaba ficando a cargo das próprias instituições que o adotarem e 3) e o CCLEI podem sincronizar-se caso os objetivos linguísticos e instrumentais se conjuguem com os objetivos educacionais (específicos) o que pode ser feito à luz abordagem de letramento crítico (BRASIL, 2006) integrada (ou não) às outras abordagens de ensino hegemônicas no Brasil.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2577
Palavras-Chave: Ensino Médio,Educação profissional técnica, E
Conjectura: filosofia e educação
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