O ENSINO COMO LUGAR DE ENCONTROS ALEGRES: REFLEXÕES A PARTIR DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA E DA FILOSOFIA DE ESPINOSA // TEACHING AS A PLACE OF JOYFUL ENCOUNTERS: REFLECTIONS FROM THE SOCIO-HISTORICAL PSYCHOLOGY AND THE PHILOSOPHY OF ESPINOSA
V. 20, N. 2 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Eliana Sousa Alencar Marques, Maria Vilani Cosme Carvalho
Resumo:
O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a atividade de ensinoque se torna práxis bem-sucedida. Essa discussão gira em torno de duascategorias teóricas: atividade e afetação. A atividade, categoria teórica debase marxista, é discutida a partir dos aportes da psicologia sócio-histórica.A categoria afetação é aqui analisada com base na filosofia de Baruc deEspinosa. Realizamos este estudo a partir de pesquisa bibliográfica que temcomo objetivo refletir sobre o que contribui para que o professor consigarealizar um ensino capaz de afetar com alegria seus alunos levando aodesenvolvimento de uma práxis bem-sucedida. A pesquisa bibliográfica érealizada a partir dos teóricos da psicologia sócio-histórica, sobretudoVygotsky(2009, 2000, 1998) e Leontiev (1978). Da filosofia de Espinosapesquisamos a obra Ética (2008). Os resultados revelam que professores ealunos são sujeitos que se constituem historicamente, a partir de múltiplasmediações. Significados, sentidos e afetações são parte das mediações queconstituem professores e alunos envolvidos em atividades de ensinoconsideradas exitosas. O estudo aprofundado acerca dessas categorias poderácontribuir de forma determinante para que o ensino, como atividade socialque se realiza entre pessoas, possa tornar-se um encontro alegre, gerador deafetos que potencializem desejos e aumentem a potência de agir e pensar deprofessores e alunos, fato que contribui para a emancipação humana.
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Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/2308
Palavras-Chave: Atividade de ensinar,Sentido e significado, E
Conjectura: filosofia e educação
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