A FORMAÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS HUMANOS PELA EDUCAÇÃO: BASES ÉTICO-FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS // EDUCATION TO FORMATION OF THE HUMAN RIGHTS SUBJECT: ETHICAL AND PHILOSOPHICAL BASES OF HUMAN RIGHTS EDUCATION
V. 20 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Paulo César Carbonari
Resumo:
O artigo aborda a noção de sujeito de direitos humanos como central nos processos educativos de modo a entender a educação em direitos humanos não como uma tarefa ou uma atividade específica dentro da educação em geral, mas como parte substantivamente integrante da educação em geral. A formação do sujeito de direitos humanos é tarefa da educação como formação atual e presente, dado que os participantes dos processos educativos não só se preparam para ser sujeitos, mas podem experienciar o ser sujeito no próprio processo educativo. Ou seja, o sentido fundamental da educação em direitos humanos está em promover processos multidimensionais e comuns que colaborem para que os seres humanos se façam sujeitos de direitos humanos. Para isso, buscará desenhar as bases ético-filosóficas que possam dar sustentação a esta compreensão, com o auxílio de referências filosóficas, éticas e pedagógicas, particularmente de Paulo Freire e Enrique Dussel
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3647
Palavras-Chave: Direitos humanos, Educação,Sujeito, Enrique
Conjectura: filosofia e educação
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