ONTOLOGIA DA DIVERSIDADE // ONTOLOGY OF DIVERSITY
V. 20 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Junot Cornélio Matos
Resumo:
O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar que cada um faz em si a experiência do diverso; mas tal natureza ontológica assume conotações importantes para a vida em sociedade quando estamos em situação de relação. Assim, partindo da discussão ontológica, desejamos alcançar o tema da antropologia amparado em Paul Ricoeur.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3651
Palavras-Chave: Ontologia,Inclusão
Conjectura: filosofia e educação
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