OS PROCESSOS DE GOVERNAMENTALIDADE NA ESCOLA E AS LUTAS TRANSVERSAIS // GOVERNMENTALITY PROCESS AT SCHOOL AND THE TRANSVERSAL STRUGGLES
V. 20, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Marcos Carneiro Silva
Resumo:
O texto apresenta um modesto diagnóstico do presente, em tempos de muitas manifestações e inquietudes, inclusive, no meio educacional. Aceita a provocação de pensar o presente e, como tal, alia-se aos pensamentos de Michel Foucault, tentando refletir, ética e politicamente, desconfiando de todos os projetos políticos voltados ao pretenso bem comum. Segundo o filósofo francês, vivemos agora, mais do que antes, no interior de uma combinação complexa de técnicas de individuação e processos totalizantes, que mascaram as relações de poder. O estudo será organizado com a abordagem inicial do papel da disciplina e da norma; em seguida, serão desenvolvidos os conceitos de governamentalidade, sujeito e poder e relações de biopoder imbricadas em situações ético-políticas. Logo após, serão apresentadas algumas alternativas denominadas de lutas transversais, como possibilidades de construção de novas subjetividades, que serão incorporadas, neste estudo, como possíveis formas de aproveitamento no sistema escolar.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3342
Palavras-Chave: Educação,Governamentalidade,Biopoder, Lutas t
Conjectura: filosofia e educação
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