UMA CRÍTICA À CIDADANIA LIBERAL NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR // A CRITICAL TO CITIZENSHIP IN THE CONTEXT OF LIBERAL YOUTH AND ADULT EDUCATION IN SCHOOL EDUCATION

V. 20, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação

Autor: Rubens Luiz Rodrigues, Cleonice Halfeld Solano, Ivone Ribera Ambrósio, Ana Carolina Brugger Silva, Rodrigo Bellei de Oliveira

Resumo:

O presente artigo discute o conceito de cidadania e sua relação com as questões educacionais, sobretudo, as relacionadas ao campo da Educação de Jovens e Adultos. Constitui-se como resultado de pesquisa intitulada “Cidadania e EJA: concepções e desafios que marcam a escola pública brasileira” no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O texto destaca como o conceito de cidadania se desenvolveu historicamente, buscando seus fundamentos ideológicos e políticos no liberalismo, correlacionando-o com a perspectiva de Estado e de educação defendida por essa corrente. Demonstra que a concepção burguesa de cidadania se desdobra sobre o campo educacional, expondo sua relação com a acumulação flexível de cunho capitalista. A concepção marxista de educação rompe com essa unilateralidade, apresentando a universalização do trabalho e da educação como expressão do humano, da pluralidade cultural e das concepções de mundo que marcam as experiências coletivas e individuais. Nesse modelo, as exigências educacionais para jovens e adultos são direcionadas a tornar esses sujeitos capazes de enfrentar, mesmo que minimamente, o mercado globalizado e assumir projetos de vida pautados no mérito das ações econômicas – por meio de uma educação ao longo da vida, com o objetivo de se manterem na condição de empregáveis. Portanto, o texto que se segue visa contribuir com as reflexões de educadores que almejam a construção de uma educação socialista e democrática. Esse processo, que se estabelece nos âmbitos coletivo e social – possível apenas com o rompimento e a superação do modelo social de capital e com a instauração de uma sociedade com novas formas de sentir, pensar e agir no mundo.

Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/3245

Palavras-Chave: Cidadania, Liberalismo, Educação, Jovens,.Adu

Conjectura: filosofia e educação

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