A REFUTAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO POÉTICA NA ESTRUTURAÇÃO DA CIDADE
V. 22, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Luciano da Silva Façanha, José Assunção Fernandes Leite, Hernani Veloso Carvalho
Resumo:
Este artigo tem o objetivo de identificar em primeiro lugar o desdobramento da racionalidade nos mitos ao tempo em que surgem as cidades como novas formas de agrupamento social. Em seguida, analisar a formulação do conceito de justiça como estrutura ideal para a consolidação da República, considerando, em decorrência disto, a demanda por uma reforma educacional que se daria a partir da crítica filosófica à figura do poeta como representante onisciente do saber cuja linguagem ambivalente a distanciava do referencial de verdade segundo Platão. Nesse entendimento, recorreremos aos estudos em autores como Vernant (2009), Havelock (1996), Matos (2001) e outros autores que poderão contribuir para a compreensão sobre os conceitos de política e estética em Platão. O presente artigo poderá servir de auxílio nas pesquisas cujo campo de análise se identifique especificamente com a educação, política, ética e estética, sem, contudo, pretender encerrar o debate concernente ao tema proposto.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4037
Palavras-Chave: Poetas, República, Justiça,Linguagem,Verdade
Conjectura: filosofia e educação
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