EDUCAÇÃOO SUPERIOR EM ESPAÇOS HÍBRIDOS: A PRESENÇA E A COPRESENÇA NO PROCESSO DE COOPERAÇÃO // DOI: 10.18226/21784612.V22.N3.4
V. 22, N. 3 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Luciana Backes, Karen Barchinski, Ana Margô Mantovani
Resumo:
Os seres humanos configuram o espaço de convivência com o outro e em congruência com o meio. Estar presente e compartilhar essa presença com o outro, copresente, implica laços afetivos e sentimentos de pertencimento ao grupo, mas, principalmente, de agir juntos. Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Os espaços híbridos nos processos de ensinar e de aprender: a presença e a copresença no viver e conviver”. A natureza exploratória da pesquisa, por meio da metodologia estudo de caso, se justifica por buscar explorar vários espaços à formação do educador, que se configura em diferentes contextos, através da presença e da copresença, proporcionada pelo hibridismo. Os dados empíricos de natureza qualitativa se referem à participação dos estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes situações de aprendizagem. No processo de cooperação, observa-se o agir juntos num hibridismo complexo entre espaço geográfico e espaço digital-virtual. Para ampliar a compreensão acerca da construção do conhecimento em espaços digitais virtuais, precisase viver e conviver com os estudantes. Ou seja, configurar em espaços digital virtuais uma convivência com o outro, que ocorre por meio das diversas formas de interação, comunicação e representação, estabelecendo uma relação dialética, na qual professor e estudante tornam-se coensinantes e coaprendentes do processo formativo. Assim, se torna fundamental ressignificar a concepção de sala de aula, como um espaço de convivência, de produção cultural, que se configura na coexistência e no imbricamento desses espaços, proporcionados pelo uso das Tecnologias Digitais (TDs) no contexto do hibridismo tecnológico-digital.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/4792
Palavras-Chave: Tecnologia digital, Presença, Copresença, Apr
Conjectura: filosofia e educação
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