POR UMA CRÍTICA CONTEMPORÂNEA DA EDUCAÇÃO: JUSTIÇA AMBIENTAL E O CASO DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ORIXIMINÁ - PA // DOI: 10.18226/21784612.V23.N1.6
V. 23, N. 1 • Conjectura: filosofia e educação
Autor: Vilmar Alves Pereira, Jacqueline Rogério Carrilho Eichenberger
Resumo:
O presente artigo pretende elucidar questões relacionadas ao pensamento ecológico contemporâneo, antropológico e social relacionado à Ecologia Política e a Justiça Ambiental, assim como, o caso das comunidades de Oriximiná/PA que trazem para o bojo das discussões uma profunda crítica aos paradigmas dominantes do conhecimento ambiental contemporâneo e da própria Educação Ambiental. O estudo confere a importância da investigação sobre o tema já que a ecologia política se estabelece no espaço que é do conflito, da disputa pela reapropriação da natureza e da cultura, onde natureza e cultura resistem frente à imposição de valores e processos - simbólicos, ecológicos, epistemológicos, políticos - ao se transformarem em termos de valores de mercado.
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/5041
Palavras-Chave: Justiça Ambiental, Ecologia PolíticA,Educação
Conjectura: filosofia e educação
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